UMA ESPERANÇA NO DESERTO

UMA ESPERANÇA NO DESERTO

25/09/2014
Esperança – Ao vivo, novo CD de Jozyanne, é um disco que nasceu entre muitas lágrimas, por vezes alegres e também dolorosas, fruto de um período extremamente delicado vivido pela cantora quando foi diagnosticada com Lúpus, uma doença autoagressiva. Esta obra foi criada para aqueles que, assim como ela, mantiveram sua fé, mesmo em meio às tribulações e adversidades, e jamais perderam a esperança. “Não é um CD triste, muito pelo contrário, é de quebrantamento na presença de Deus e de celebração. Nesse tempo de deserto que eu passei, o Senhor me ensinou a adorar e me direcionou a ministrar àqueles que estão passando por situações parecidas com a que eu vivi”, conta Jozyanne.

Produzido por Josué Lopez, o álbum possui 13 faixas no estilo pop pentecostal, característico da cantora. São canções de adoração, e cada letra foi composta para quem deseja adorar a Deus em qualquer circunstância. Com participação especial de um coral com cerca de 800 integrantes, Esperança marca um novo tempo para Jozyanne. Quem vive entre sonhos e dificuldades se emocionará com esse trabalho, que apresenta duas composições da cantora. Conheça mais sobre esse novo projeto na entrevista a seguir.

Revista Fiel: Por que o título Esperança?
Jozyanne: O nome foi definido ainda no tempo em que eu estava presa dentro de casa, em um momento terrível da minha vida, quando fui diagnosticada com Lúpus. No início do tratamento, a médica exigiu que eu ficasse ausente de todos os meus compromissos para cuidar da minha saúde, pois estava muito comprometida. No meio de toda aquela ventania e com muitas lágrimas, eu dizia no fundo do meu coração: Eu não vou perder a minha esperança. Quando eu sair desse processo, vou dizer a todo o mundo que vale a pena crer em Deus e que devemos ter a esperança bem viva em nosso coração. Foi assim que nasceu o título do CD e também a música tema, que eu mesma compus.

Este é o seu segundo álbum pela Central Gospel Music. Como você descreve seu ministério hoje, depois do sucesso do CD anterior? 
O CD Meu Milagre tem alcançado o Brasil até hoje. Costumo ouvir o povão cantando as músicas do CD nos lugares aonde eu vou. Sempre peço a Deus que o meu trabalho dê muitos frutos para o Seu Reino. Isso é exatamente o que a Central Gospel tem em comum comigo. Nosso trabalho é alcançar vidas, porque sabemos que nada acontece se o Senhor não estiver à nossa frente.

Você sempre priorizou em seu repertório canções com estilos bem definidos, como o pop pentecostal. Mas, no seu último trabalho, você inovou em uma das músicas, usando uma batida bem estilizada, no ritmo do rap. Neste trabalho, também há alguma canção diferenciada?
Sempre trago uma surpresa, e com o Esperança não poderia ser diferente. Mais uma vez quebrei o protocolo e dei total liberdade para o produtor Josué Lopez. Ao som do teu louvor é uma música que conta a história do Rei Saul quando foi atormentado por espíritos do mal e mandou chamar Davi para tocar a harpa, e assim, ser liberto. Quando Josué ouviu a letra, na mesma hora ele teve a ideia de criar uma trilha sonora com uma orquestra, que chamamos de Trilha de Saul. Nessa faixa, também utilizamos uma harpa, um instrumento acústico que foi executado com muita singeleza. Ao som dessa canção, prisões e cadeias cairão por terra. É uma explosão de louvor!

Quais critérios você utilizou para a escolha do novo repertório? Será um álbum temático ou terá letras com abordagens diferentes?
Esse álbum não é temático, mas voltado à adoração com ritmos pentecostais, com os quais me identifico. Também não é um CD triste, pelo contrário, é de quebrantamento na presença de Deus e de celebração. Nesse tempo de deserto que eu passei, o Senhor me ensinou a adorar até em circunstâncias contrárias. Ele me direcionou a ministrar àqueles que passaram por situações parecidas com a que eu vivi e a mostrar que devemos depositar a nossa esperança nele.

Por que você optou por fazer a gravação desse álbum com um coral? 
Ver pessoas serem tocadas, consoladas, chorando e adorando junto comigo foi algo sobrenatural. Eu quis mostrar a fé dos meus irmãos na captação do áudio e trazer muito mais confiança para aqueles que estão sem esperança.

Quais são os compositores do álbum? Todas as canções são inéditas ou existe alguma regravação? 
São 13 canções ao todo, com composições de Gislaine e Mylena, Júnior Maciel e Josias Teixeira, Tony Ricardo e Vânia Santos, além de duas inéditas minhas. Terão também duas regravações, uma da música Rendição, de Amaury Bertoqui, e Teus Olhos revelam, de Marcos Witt.

Destaque uma música que você considera especial neste álbum. 
Se eu não conseguir falar é realmente a minha música. Ela é o resumo do que eu passei na minha intimidade com Deus, e tenho certeza que consolará muitos corações. Quando a ouvi, tinha acabado de voltar da clínica com meu diagnóstico e, naquela hora, a única vontade era de chorar. A canção foi enviada por e-mail pela Gislaine e a Mylena, mas ficou na minha caixa de entrada por mais de duas semanas. Aquele dia eu disse: Eu vou focar no meu CD porque sei que Deus vai cuidar de mim. Até hoje, quando eu a ouço, choro.

O que significa poder trabalhar junto com seu irmão, Josué Lopez, na produção de mais um CD que promete ser sucesso?
O Josué foi uma descoberta que fiz em 2008 e, desde então, nunca mais nos separamos nas produções. Mas nesse CD, ele se superou. São mais de 25 profissionais envolvidos na produção, além de cerca de 800 pessoas no coral. Esse álbum, com certeza, marca um novo tempo na minha vida, impossível ouvi-lo sem sentir algo diferente.

O que foi mais importante na realização desse projeto musical?
O privilégio de estar viva para concretizá-lo. Isso é muito importante para mim. Vivo meus dias agradecendo a Deus por poder realizar com excelência o que Ele entregou em minhas mãos. É o meu melhor e, com muita gratidão, digo para Deus todos os dias: É todo Teu, Senhor.

Fazendo uma análise do seu trabalho anterior para o atual, qual é o maior diferencial deste álbum? 
Meu milagre foi um CD profético, e Esperança é um álbum de adoração a Deus. Este traz ministrações que nos motivam a adorar ao Senhor em qualquer circunstância. Mas, o meu amadurecimento por meio de todas essas experiências contadas vão responder melhor quando cada pessoa ouvir as canções.

Deixe uma mensagem especial para todos que ouvirão esse CD.
Na hora da tribulação, dos momentos de solidão e das lágrimas, não murmure. Adore! Isso vai fazer com que consiga dar passos em direção ao milagre. Prosseguir é o alvo. Ficar parado, jamais. Nunca perca a esperança no Deus que te deu o fôlego de vida e que sabe o que é melhor para você.


Comentários