AdSense

terça-feira, 3 de março de 2015

PROVÉRBIOS 3:25 "Não temas o pavor repentino..."


Provérbios 3:25



Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier.



O medo é uma das experiências mais dolorosas da vida. Um evento temido por ser imaginado, ou pode ser real; mas ambos são dolorosos. Notícias aterrorizantes ou perigos graves podem repentinamente causar grande medo e consternação. Ou você já sabe que Deus vai julgar severamente os ímpios à sua volta. Mas, em ambos os casos, os homens sábios estarão felizes e em paz, porque Deus será a confiança deles em um desses eventos, e os livrará do outro (Pv 3:26).

Num maior contexto temos a descrição dos muitos benefícios da sabedoria (Pv 3:1-22). O contexto menor ensina que a paz do medo e a segurança do perigo são alguns desses benefícios (Pv 3:23-24). O provérbio acima declara o valor da sabedoria em livrar os homens de desastres surpresas e dificuldades, e do grande juízo de Deus dos pecadores. Porque a sabedoria inclui o temor de Deus e a obediência a Ele, Ele salvará todos estes homens e mulheres dos dois perigos.

Louve ao Deus vivo e verdadeiro! Um cristão não deve temer nada, pois o seu coração está firme, confiando no Senhor (Sl 112:7-8). Mesmo que um exército viesse contra ele, ele pode estar confiante, porque o Altíssimo Deus Celestial está do seu lado (Sl 27:1-6). Ainda que a superfície da terra fosse violentamente revolvida, não há motivo nenhum para temer (Sl 46:1-7). Aqui está o glorioso benefício da sabedoria - fé em Deus salvará você de todos os temores (Sl 34:1-7)!

Considere o medo repentino. Um médico lhe diz que você está com câncer! O seu cônjuge de muitos anos lhe deixa! Você é dispensado inesperadamente! Você está no meio de um banco na hora de um assalto! Seu filho morreu num acidente! Seu carro pifa, e você não tem dinheiro para consertá-lo! Uma poderosa nação declara guerra contra a sua! Seu plano de aposentadoria foi totalmente cancelado!

Aqueles que temem a Deus e amam a sabedoria tem uma confiança completa diante do medo. Naamã contraiu a incurável lepra, mas com coragem buscou a Eliseu para ser completamente curado. Ezequias tinha uma doença fatal, mas ele orou por alguns minutos e lhe foi dado mais 15 anos de vida. Jesus Cristo foi à morte cruel da cruz em total confiança em Seu Pai. Paulo e Silas conseguiam cantar louvores numa prisão romana em Filipos, Macedônia.

Considere a desolação dos ímpios. A epidêmica influenza de 1918 matou 40 milhões! A II Guerra Mundial levou mais 72 milhões! Adoradores dementes da luz destruíram o "World Trade Center"! Um tsunami tirou as vidas e as casas de muitos em dez nações!

Aqueles que temem a Deus e amam a sabedoria são guardados do juízo de Deus sobre os ímpios. Deus afogou todos os homens por um dilúvio há 4500 anos. Mas Noé e a sua família estavam em seco na arca. Ele tirou Ló de Sodoma antes de queimá-la. Jacó e sua família foram alimentados da melhor parte do Egito durante a terrível fome. Muitos santos foram salvos em Jerusalém, quando Deus enviou o exército romano para destruir os assassinos do Seu Filho, Jesus.

O que é sabedoria? É um temor reverente do SENHOR Jeová da Bíblia e a guarda dos Seus mandamentos. Deus favorece, abençoa, livra e ajuda homens assim e, por isso, eles não precisam temer nada neste mundo nem no por vir, pois estarão protegidos. Se o Deus celestial está do seu lado, então não há nada que o homem ou um desastre natural possa fazer com você (Pv 3:26; Sl 118:6; Mt 10:28-31; Hb 13:5-6).
Livraria Rei dos reis e Senhor (!!)2484-4496
preço:16,90