Provérbios 16:20


Provérbios 16:20



O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado.



Você depara com decisões e dilemas diariamente. Somente duas coisas são necessárias para se obter sucesso - sabedoria e fé. Sabedoria, o poder de julgar retamente, vai lhe ajudar a responder a cada um com justiça e prudência. Toda vez que você fizer isto, bênçãos naturais e espirituais seguirão. Fé, a confiança nas bênçãos de Deus o protegerá e o prosperará, quando você respeita a honra e a justiça acima da autopreservação e do autodesenvolvimento.

Sucesso e felicidade são fáceis! Eles são oferecidos aqui! Como são obtidos? Pela sabedoria piedosa nas decisões e fé na sabedoria de Deus (Pv 3:5-6; Js 1:8; ITm 6:6; IPe 3:10-12)! Lidando com as perplexidades da vida por fé na palavra e na providência de Deus, você garante o favor dos outros, a paz e a prosperidade para as escolhas prudentes e a benção de Deus. Que recompensas! Você precisa adquirir sabedoria e fé e usá-los hoje!

A maioria dos homens enfrenta decisões e dilemas com motivos egoístas os quais pervertem os seus julgamentos e os leva a fazer escolhas ruins. Ao invés de confiar em Deus para abençoar uma solução sábia e justa, eles tentam se proteger e prosperar dando um nó na justiça e na eqüidade. Esse tipo de comprometimento funciona? Nunca! Ele retorna à sua origem sob a desaprovação dos outros, os problemas gerados pelas escolhas egoístas e a punição por parte de Deus. Esse tipo de homem está ''descendo a ladeira''!

Onde se encontra a sabedoria para tratar de questões prudentemente e garantir o favor de Deus e dos homens? Nas escrituras cristãs, a inspirada palavra de Deus (Sl 19:7-11; 119:130; IITm 3:15-17)! E muita sabedoria prática é encontrada aqui no livro de Provérbios (Pv 1:1-7; 2:1-9; 30:5-6). Se você ''mergulhar'' na palavra de Deus, você acumulará a verdadeira sabedoria para lidar com as dificuldades da vida e você adquirirá grandes bênçãos e alegria para si mesmo.

Davi tinha grande sabedoria e graça junto ao seu povo (ISm 18:5,14-16,30). De que forma! Ele valorizava altamente a Bíblia (Sl 1:1-3; 19:7-11; 119:1-176)! Ela o ensinou como lidar com o esforço de Saul para matá-lo, a sublevação dos seus filhos, a união de uma nação dividida e a morte de seu filho? Porque ele atendeu à correção de Abigail? A negação de Natã? A repreensão de Natã? Ele poderia ter agido muitas vezes com egoísmo, mas não o fêz. Ele confiou plenamente em Deus.

José e Daniel, cativos estrangeiros nas cortes das maiores nações nos seus tempos, fizeram escolhas de acordo com a palavra de Deus. José resistiu às abordagens de uma linda mulher e foi falsamente condenado por estupro, mas ele se deleitava na sua consciência pura, o favor dos seus carcereiros e Deus o conduziram ao topo do Egito. Daniel resistiu à dieta pagã de Nabucodonosor e dos decretos religiosos de Dario pela paz de sua alma, o respeito dos que o capturaram e Deus o conduziu ao topo da Babilônia e da Pérsia. Você conseguiu entender a lição do provérbio?

A sabedoria inspirada de Deus nas escrituras traz sucesso e felicidade. Considere-a! Ela tem o critério infalível para uma esposa (Pv 31:30), os meios de aplacar a raiva (Pv 15:1), um segredo a respeito da generosidade (Pv 11:24-25), um aviso a respeito das tramoias (Pv 12:11; 13:11), a sabedoria administrativa (Pv 29:21), o perigo de ser fiador (Pv 6:1-5), o valor de economizar (Pv 6:6-8), a sabedoria do capitalismo (Pv 14:4), as regras para educar uma criança (Pv 29:15), e o perigo enganador do álcool (Pv 20:1).

Ela contém avisos a respeito das mulheres adúlteras (Pv 6:25), do valor do trabalho intenso (Pv 22:29), da terrível maldição do orgulho (Pv 16:18), das prioridades da vida (Pv 15:16; 17:1), da natureza da verdadeira amizade (Pv 17:17; 27:5-6), do remédio para o adultério (Pv 5:19), do valor dos conselheiros (Pv 15:22), do mal da sublevação (Pv 20:2; 24:21-22), do perigo de desprezar os pais (Pv 20:20; 30:17), do valor do álcool (Pv 31:6-7), da sabedoria da sociedade humana (Pv 30:27), do cuidado com os pobres (Pv 19:17).

A lição é composta de duas partes. Não distorça o provérbio nem perca o seu valor por não ter entendido que há dois aspectos a serem considerados. Você aplica diligentemente a sabedoria da Bíblia e então confia no Deus abençoado do céu para obter sucesso? Deus espera que você use a sabedoria que Ele deu - qualquer coisa aquém disso, você estará tentando a Ele; mas nenhum grau de astúcia ou prudência, por si só, é capaz de resolver todas as questões - você precisa do favor e da benção sobrenatural de Deus (Sl 127:1-2; Mt 4:5-7).

Um homem sábio não confia em suas motivações e duvida de suas habilidades. Assim ele depende mais das bênçãos de Deus do que dos seus próprios esforços. Ele sabe que não consegue fazer nada sem a assistência divina e, por esta razão, ele se lança sobre a misericórdia e as promessas de Deus depois de escolhido um sábio curso de ação. E esta combinação é a verdadeira sabedoria. Entenda isto e não a esqueças!

Jacó sabiamente dividiu o seu grupo em duas partes e enviou presentes generosos antes de se encontrar com Esaú, mas ele lutou com Deus a noite toda para obter o sucesso (Gn 32:3-32). Davi enviou Husai para distrair Absalão da sabedoria de Aitofel, mas ele rogou e confiou em Deus para obter sucesso (IISm 15:31-34). Ester preparou um duplo banquete para o seu marido, o rei da Pérsia, mas só depois de jejuar três dias e três noites pelo sucesso do empreendimento (Et 4:15-17; 5:1-6).

Se encontrarmos a sabedoria nas escrituras, onde é que encontraremos a fé? No mesmo lugar! "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rm 10:17). A leitura regular das tratativas e dos livramentos de Deus com o Seu povo, desenvolverá a fé em Suas providências (Sl 40:4-5; 46:1-11; 77:11-20; 78:1-8; 107:1-43; 111:1-10; 145:1-21; Rm 15:4).

De que forma você lida com as situações difíceis da vida? Pela emoção? Pelo instinto? Pelo hábito? Pelo temor? Pelo exemplo dos pais? Por tomar conta de si mesmo? Pela pressão dos seus pares? Pela opinião popular? Pelas tendências atuais? Pelas considerações práticas? Estas premissas para a tomada de decisões e ações falharão! Você não entendeu a lição do provérbio e você não obterá o sucesso e a felicidade que a sabedoria e a fé poderiam lhe dar!

Homens sábios aprendem a palavra de Deus e a aplicam fielmente. Eles nunca temem a valorização da verdade e da justiça acima da autopreservação e do autodesenvolvimento. Eles sabem que as leis de Deus incluem o sucesso natural, traz a felicidade espiritual e garante a benção e a proteção de Deus. Eles nunca tratam as questões de qualquer outra forma a não ser pela maneira indicada nas escrituras e é nesta confiança que eles confiam num Deus fiel para receber uma recompensa plena (Sl 119:22,94,117,166,173; Hb 11:6).

Comentários