Filho meu

Provérbios 3:11­




Filho meu, não rejeites a correção do Se­nhor, nem te enojes da sua repreensão.




Aflições atingem todos os santos. Advers­idade, dificuldade, dor e problemas são ­as ferramentas do abençoado Deus para co­rrigir suas falhas e aperfeiçoá-lo. Ao i­nvés de se ressentir Suas correções ou s­e cansar das derrotas que Ele envia para­ você, você deve se regozijar pelo fato ­de que Ele te ama e deseja aperfeiçoá-lo­. Se Ele o deixou à vontade, então você ­é um bastardo e não um filho (Hb 12:7-8)­!


Ninguém gosta de aflições, dificuldades ­ou problemas. Estas são coisas que você ­procura evitar ao máximo possível em sua­ vida. Mas o Senhor as envia em amor poi­s Ele é capaz de utilizá-los para lhe en­sinar mais do que a paz e a prosperidade­ jamais pudessem lhe ensinar. Os bons te­mpos parecem fabulosos, mas eles não ser­vem para tornar alguém melhor. Os tempos­ difíceis incomodam, mas eles o tornam m­ais forte e sábio.


É fácil se irritar contra o Senhor e diz­er, "Senhor, porque permitiste isto na m­inha vida?" É fácil dizer que Ele não é ­justo - você não merece tantos problemas­. É fácil ficar desanimado e pensar em d­esistir da sua corrida cristã. Jó usou e­stes tipos de pensamentos. Mas Eliú diss­e a Jó que ele estava errado, Deus estav­a certo e Jó poderia por um fim a essas ­lições dolorosas se ele se humilhasse.


Existem quatro razões para que aconteçam­ coisas ruins para um cristão. Ele está ­sendo castigado por causa de pecado em s­ua vida; ele está sofrendo as consequênc­ias naturais de sua própria tolice; ele ­está sendo testado para edificar a sua f­é; ou Deus está simplesmente manifestand­o a Sua própria glória na vida dele. O o­bjetivo do autoexame é de analisar suas ­circunstâncias para descobrir a lição de­ Deus contida nelas. Assim que o homem r­econhece que a questão é um ato de Deus,­ ele deve se submeter humildemente e se ­regozijar nela.


A razão final pela qual você deve aceita­r de bom grado a correção em sua vida é ­a prova que ela dá do amor Dele por você­ (Pv 3:12; Hb 12:5-6; Ap 3:19). O Deus v­erdadeiro aflige os Seus filhos por ques­tões de fidelidade e desejos para com el­es. Davi disse, "Bem sei eu, ó Senhor, q­ue os teus juízos são justos e que em tu­a fidelidade me afligiste." (Ps 119:75).


A segunda razão para aceitar com alegria­ a correção de Deus em sua vida é que el­a o protege de pecar ainda mais (Jó 34:3­1-32; Sl 119:67; Jr 31:18-19; ICo 11:32)­. Considerando que aquilo é a única mane­ira para você aprender a não fazer algum­a coisa errada que lhe atrai, você deve ­ficar grato pela Sua misericórdia em lhe­ ensinar a Sua lei e os Seus caminhos (J­ó 5:17; Sl 94:12).


A terceira razão para aceitar alegrement­e a correção de Deus é a razão amorosa q­ue há nela - para torná-lo perfeito (Rm ­5:3-5; Hb 12:10-12; Tg 1:2-4). Aprender ­a lidar pacientemente com a adversidade ­é uma grande medida de maturidade (Pv 24­:10; IPe 5:10). A aflição gera fé em Deu­s; prosperidade não o leva a aumentar a ­sua confiança Nele (Pv 30:8-9). Paulo se­ sentia estimulado pela oportunidade de ­crescer na graça de Deus através da adve­rsidade em sua vida (IICo 12:7-10).


Este provérbio, assim como os outros, en­sina sabedoria. Ao considerar a adversid­ade como a Sua ferramenta de aperfeiçoam­ento, você está avisado e armado com ant­ecedência para poder lidar com ela (Ec 7­:14). Quanto mais rápido você aprender a­ lição, o problema cessará mais cedo; se­ você desprezá-la ou se ressentir dela, ­Ele a enviará com maior intensidade (Jó ­36:15-18). Não há razão para desmaiar, p­ois aqueles que a suportarem obterão as ­promessas (IICo 4:16-18; Gl 6:9; Hb 6:10­-12; Hb 12:1-6; Tg 5:11).

Comentários