Provérbios 27:5

Provérbios 27:5



Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.




Temos aqui um provérbio de certa forma obscura, mas é um que precisamos aprender e praticar em duas direções. Você é um amigo verdadeiro e que ama? Você aprecia tais amigos?

Há duas formas de amigos, mostradas por "amor" neste versículo e no próximo (Pv 27:6). Um é melhor do que o outro, assim, precisamos aprender a amar o bom, rejeitando e desprezando o mau.

O que é uma repreensão aberta? É dizer pessoal e diretamente ao homem a sua falta, seja ou não contra você, a outros, ou a Deus. É aberta, pois você o faz cara a cara, ao invés de fingir que está tudo bem; e é uma repreensão, pois você o confronta com o seu erro, ao invés de lisonjeá-lo com elogios. A repreensão aberta não é contar aos outros, pois contar aos outros, desnecessariamente, é errado (Pv 25:9; 11:13).

O nosso Senhor nos ensinou esta regra (Mt 18:15). Tiago o ensinou (Tg 5:19-20); Paulo o ensinou (Gl 6:1-3); e Paulo o praticou com Pedro, cuja falta foi pública (Gl 2:11-14).

Repreender um amigo por pecado é amor verdadeiro, que Moisés havia ensinado muito tempo atrás (Lv 19:17). Não corrigi-lo é simplesmente ódio. A caridade não pode suportar o pecado na sua razão de ser (ICo 13:6), pois, ajudá-lo a viver uma vida santa é o mais alto padrão de amor e amizade (ISm 23:16).

O que é amor secreto? É demonstrar afeição amizade e serviço sem ter a coragem ou o comprometimento de corrigir o erro do outro. É secreto por que o verdadeiro caráter do amor - a correção - está ausente; é sarcasticamente chamado de amor, pois somente a lisonja aberta e a bondade superficial existem em tal relacionamento. É verdadeiramente ódio (Lv 19:17). O provérbio seguinte ajuda (Pv 27:6).

Um amigo ferindo você pela correção é fiel; mas um que beija sem corrigir é um inimigo. Os beijos são enganosos, pois não têm substância; o ferimento é fiel, pois é a prova de uma verdadeira amizade. Maior favor e uma amizade mais forte resultarão de uma repreensão do que uma lisonja mundana (Pv 28:23; Pv 27:9).

Caro leitor, você ama desta maneira? Se é assim, você advertirá o desgovernado (ITs 5:14), repreenderá e castigará os seus filhos (Pv 13:24; 29:15), estimulará os outros à justiça (Hb 3:12-13; 10:23-25), e agradará os outros ao invés de si mesmo, para a edificação deles (Rm 15:1-2).

Você recebe a repreensão aberta deste provérbio sem se encrespar? Davi afirmou que consideraria a repreensão e o ferimento por parte de um homem justo como sendo um verdadeiro ato de bondade (Sl 141:5). Como pecadores, precisamos de tais amigos, que o confrontarão ao invés de bajulá-lo. Ame esses!

O nosso Senhor Jesus repreendeu fielmente os Seus queridos amigos (Mt 16:23; Lc 9:55; Jo 21:17).

posted from Bloggeroid

Comentários