Orgulho

Pr. Larry Stockstill

"O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra."
(Provérbios 29:23)
O orgulho é sem dúvida o pecado mais mortal. Causou a queda de satanás e de inúmeros homens e mulheres enganados por ele através dos séculos.
Davi, o rei mais formidável de Israel, não permitiu que o orgulho entrasse em sua vida: "Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim" (Salmos 131:1). Algumas pessoas se enaltecem ao se associarem com os ricos, os intelectuais ou agitadores políticos, como fez Hamã no livro de Ester. Davi, no entanto, estava disposto a se associar com qualquer pessoa e ainda permanecer firme em quem ele era. Ele trazia à sua lembrança que sua alma era como "uma criança recém-amamentada por sua mãe" (131:2). Crianças recém amamentadas não ficam lutando e brigando para alcançar uma posição nem para se nutrirem, ao contrário, permanecem tranquilas e contentes no colo da mãe. Uma pessoa orgulhosa sempre é inquieta. Fica empurrando e incitando para obter posição e notoriedade manipulando de todas as maneiras para alcançar o que deseja.
Como se fôssemos bebês no colo de Deus, vamos descansar e permitir que Ele nos exalte. Teremos vida mais longa... e iremos mais longe também!

Comentários