Qual dos 2 ladrões é você?

Qual dos dois ladrões da cruz é você?



Qual dos dois ladrões da cruz é você?


“Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.” 1 Coríntios 15:19




Qual dos dois ladrões da cruz é você? Pergunta deselegante esta que eu fiz, né? A grande e assustadora verdade é que nós somos um dos dois. Sempre.

Acho interessante o quanto lemos a Bíblia e conseguimos enquadrar inúmeras pessoas, familiares, e até inimigos nos personagens. Porém, a modelagem literária bíblica foi feita para que nós pudéssemos nos enxergar nela. É uma espécie de espelho.

Quando lemos a Bíblia temos sempre que nos perguntar: “Quais desses personagens reflete a minha vida?”.

A Bíblia diz que Jesus foi crucificado, e em ambos lados de sua cruz foram pendurados ladrões. Além de serem ladrões existe mais uma coisa em comum entre eles que é mostrado nos diálogos: eles fazem um pedido de ajuda. Só que o tipo de ajuda que cada um pede é totalmente diferente do outro.

O primeiro ladrão que questionou Jesus pediu: “Se és mesmo o Cristo, salva a ti mesmo e a nós”. Já o outro ladrão pede: “Nós merecemos estar aqui, mas esse homem não. Senhor, lembra de mim quando entrares no Teu Reino”.

Sentiu a diferença do pedido de um e do outro? Agora que vem a parte mais dura de se ler neste texto. Qual tipo de pedido você faz quando ora? Quando pede ajuda a Deus… Qual tipo de ajuda você pede?

O primeiro ladrão pediu algo para esta terra: “Salva a ti mesmo e a nós”. Já o outro pediu para a vida eterna: “Lembra de mim quando entrares no Teu Reino”. Em sua oração quanto tempo você gasta pedindo coisas para esta vida, aqui na terra? E quanto tempo você gasta pedindo coisas para a eternidade, no céu?

O apostolo Paulo diz: “Se esperamos em Cristo somente nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”.

Reflita nisto. O que você tem buscado em Cristo em suas orações? Coisas materiais? Coisas somente nesta vida e nesta terra?

Insisto: Qual dos dois ladrões é você nesta história?

André Samuel Câmara é diretor da Rede Boas Novas Nacional e pastor do Centro de Convenções da Assembleia de Deus em São Cristóvão – RJ.

Comentários