CONSTRUA SUA HISTÓRIA - SILAS MALAFAIA FILHO


Construa sua história!
Por Pr. Silas Malafaia Filho

Não existe ser humano sem história. Lendo o relato de Davi, um dos mais importantes personagens bíblicos, despertei para o fato de que muitas vezes, em vez de construirmos nossa história, deixamos que ela aconteça ou permitimos que ela seja construída por outras pessoas.

Em 1 Samuel 16.11 e em 1 Crônicas 29.26-28, encontramos dois momentos distintos da vida de Davi. No primeiro, ele se encontrava apascentando as ovelhas de seu pai, esquecido e desconhecido. No outro relato, já no final de sua vida, Davi é apresentado como rei de Israel, cheio de riquezas e glórias.

O que separa esses dois momentos distintos da vida de Davi? A resposta está na construção de uma história de vitória. Ao refletir acerca dessa trajetória, percebi que existem duas verdades que precisam ser conhecidas para a construção de uma história de vitória. A primeira é que para construir uma história de vitória é necessário tempo e esforço.

O tempo é um ingrediente fundamental. Com ele nos preparamos, adquirimos experiência e estruturamo-nos tanto para os momentos de escassez como para tempos de abundância, que, por incrível que pareça, ao invés de ser benção, tem se tornado maldição na vida de muitas pessoas, por elas não terem estrutura para suportar o peso da fartura.

A segunda verdade é que temos o dever de construir a nossa história. Em 1 Samuel 16.18, encontrei algumas qualidades no jovem Davi, que considero fundamentais nesse processo que requer tempo e atitude.

A esse respeito, o Espírito Santo me falou claramente que, para construir uma história de vitória, é necessário fazer uso do talento que Deus concedeu a nós. Davi, soube usar esse dom e Deus moveu as circunstâncias para favorecê-lo, tornando o seu talento reconhecido, conforme 1 Samuel 16.16-18. O resultado é que sua habilidade de tocar harpa levou-o até o rei Saul;

Se você, assim como Davi, começar a fazer bom uso do talento que Deus lhe deu, na hora certa, o Senhor moverá situações a seu favor, e um “simples tocar de sua harpa” o levará até o rei.

A segunda característica de Davi é ser uma pessoa de valor (1 Sm 16.18) e a obediência é um desses valores fundamentais, mas que tem sido cada vez mais menosprezada. Contudo, a obediência é o caminho certo para as oportunidades; e a desobediência é o atalho para o fracasso. 


Comentários