Provérbios 19:14


Provérbios 19:14



A casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do Senhor vem a mulher prudente.



Temos aqui duas regras de sabedoria; a conjugal e a familiar. Bons pais deixam uma herança para os seus filhos, e uma mulher virtuosa é uma dádiva de Deus. Se todos os pais provessem financeiramente os seus filhos, cada geração seria melhor. Se todas as famílias confiassem no SENHOR para uma mulher excepcional, cada geração teria uma prosperidade conjugal e doméstica. Estas regras são sabedorias básicas para formar uma família grande e piedosa de longa duração.

Muitos homens não deixam uma herança para os seus filhos. Eles fracassam por dois motivos principais. Ou eles não trabalham o suficiente e espertamente para gerar uma receita que exceda as suas necessidades, ou eles gastam aquilo que ganharam através de investimentos arriscados ou gastos tolos. Ou eles são preguiçosos demais para ganhar mais do que consomem, ou eles são tolos e egoístas demais para preservar um capital para a geração seguinte. As duas faltas são pecadoras! Veja os comentários de Provérbios 18:9.

Considerando que os filhos devem ajudar e sustentar os pais idosos necessitados (ITm 5:3-16), esta não é a ordem de Deus para gerar grandes famílias. Pais que não prouveram para si mesmos destroem famílias, pois tiram de seus filhos quando estão idosos. Filhos devem economizar dinheiro para seus filhos e netos, não para os seus pais (IICo 12:14). Homens bons deixam uma herança para os filhos e netos (Pv 13:22). Esta é a regra de Deus para grandes famílias. Considere o quanto isto foi importante para Calebe e Jó (Js 15:17-19; Jó 42:12-17).

Mas grandes famílias precisam mais do que riquezas para progredir e se desenvolver. Eles também precisam da maravilhosa benção de mulheres virtuosas: pois é pelo caráter, diligência, reputação e treinamento delas que as famílias se tornam grandes (Pv 31:10-31) Grandes mulheres podem produzir grandes famílias. Encontrar uma mulher mediana não apresenta dificuldade nenhuma; mas achar uma grande mulher é como procurar por jóias. É muito difícil. O SENHOR precisa abençoar essa busca pelos Seus critérios sábios e Sua direção providencial (Pv 18:22). Mas que busca maravilhosa!

Uma mulher preguiçosa, detestável, mundana ou metida à santa, destruirá a paz, o desenvolvimento e a prosperidade familiar. Essa criatura maligna destruirá o filho de uma família, e os netos compartilharão dos genes e exemplos desta fonte maligna. Pais sábios desprezarão meninas ''mais ou menos''; eles rogarão ao SENHOR e buscarão com todas as suas forças por meninas preciosas - aquelas meninas realmente raras que transbordam de diligência, bondade, espiritualidade e humildade. É importante sempre enfatizar os exemplos das escrituras e vida dessas mulheres raras. Uma grande mulher pode fazer mais pela família do que qualquer outro fator. Não aceite nada inferior a isto! Busque e conquiste-as com zelosa perspicácia! Ore com fervor e com frequência por este raro tesouro! Explore todas as opções para encontrar uma delas para cada um dos seus filhos e netos! Nunca abra mão de uma única regra das Escrituras para esposas, ou você pagará caro. Não deixe que nada o distraia ou o impeça de exigir o melhor. Proíba os seus filhos de casarem com inferiores; (Gn 26:34-35; Jz 14:1-3) encontre meninas piedosas para eles (Gn 24:1-67; 28:1-5; Ed 2:61).

Pais, apeguem-se à visão! Planejem, preparem e orem agora para formar uma família piedosa por gerações que hão de vir economizando dinheiro para os seus filhos e netos e procurando por terras e mares por uma grande mulher. Faça do planejamento das suas propriedades um objetivo piedoso. E confie no SENHOR; faça seu o critério mais importante que é o de temer o SENHOR; e rogue a Ele por misericórdia em sua busca por uma mulher piedosa. Entregue este projeto familiar a Ele para a glória e honra Dele.

Comentários