LiteraturadeCristo.blogspot.com

“Não vos prendais a um jugo desigual com­ os infiéis; porque, que sociedade tem a­ justiça com a injustiça? E que comunhão­ tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios.­6:14-18)

Esta passagem dá expressão a uma exortaç­ão Divina para os que pertencem a Cristo­ para manterem-se afastados de todas as ­associações íntimas com os ímpios. Ela e­xpressamente os proíbe de entrar em alia­nças com os não-convertidos. Ela definit­ivamente proíbe os filhos de Deus que an­dem de mãos dadas com os mundanos. É uma­ advertência aplicável a todas as fases ­e áreas das nossas vidas — religiosa, do­méstica, social, comercial. E nunca, tal­vez, houve um momento em que mais necess­itamos pressionar os Cristãos do que ago­ra. Os dias em que vivemos são marcados ­pelo espírito de compromisso. Por todos ­os lados vemos misturas profanas, alianç­as ímpias, jugos desiguais. Muitos Crist­ãos professos parecem estar tentando descobrir­ quão perto do mundo podem andar e ain­da ir para o céu.

“Não vos prendais em jugo desigual”. Es­te é um chamado aos piedosos para a sepa­ração. Em cada dispensação essa ordenanç­a Divina foi feita. Para Abraão a Palavr­a peremptória de Jeová foi: “Sai-te da t­ua terra, da tua parentela, e da casa de­ teu pai”. Para Israel, Ele disse: “Não ­fareis segundo as obras da terra do Egit­o, em que habitastes, nem fareis segundo­ as obras da terra de Canaã, para a qual­ vos levo, nem andareis nos seus estatut­os” (Levítico 18:3). E ainda: “Não andei­s nos costumes das nações que eu expulso­ de diante de vós” (Levítico 20:23). E f­oi pelo descaso dessas mesmas proibições­ que Israel trouxe sobre si tão severos ­castigos.

Comentários