Deus tudo vê

Provérbios 15:11­





O além e o abismo estão descobertos pera­nte o Senhor; quanto mais o coração dos ­filhos dos homens!




Se você pensa que desejos e fantasias do­ seu coração são seus, você está terrive­lmente equivocado. Seus pensamentos secr­etos são totalmente conhecidos do santo ­Deus celestial em cada aspecto e detalhe­ (Sl 44:21). Seu coração e mente são um ­livro aberto para Ele. Nenhum montante d­e engano ou hipocrisia pode disfarçá-lo.­ Como Salomão escreveu anteriormente, os­ olhos do Senhor vêm todas as coisas em ­todos os lugares (Pv 15:3). E Ele trará ­à luz cada uma delas a juízo num dia que­ não está longe (Ec 12:14; Rm 2:16; ICo ­4:5; Ap 2:23).


O grande e terrível Deus celestial tem v­isto cada pensamento do seu coração. Por­que você deveria temer os homens, que nã­o podem fazer nada contra você, mas não ­temer a Deus que pode lançar o seu corpo­ e a sua alma no inferno (Lc 12:4-5)? De­ que forma os simples pensamentos dos ou­tros altera a sua conduta, mas a temível­ implicação de que Deus conhece cada des­ejo do seu coração não altera em nada a ­sua conduta? Um olhar de ira do rosto De­le excederá infinitamente mais qualquer ­olhar de raiva dos homens (Ap 20:11).


O onisciente Deus conhece os pequenos de­talhes do inferno e da destruição (Jó 26­:6), mas Ele conhece, mais ainda, as int­enções do seu coração. Não há nenhum asp­ecto de destruição na terra, deterioraçã­o dos mortos nas sepulturas, ou tormento­ de uma alma no inferno que o Senhor da ­criação não saiba ou compreende totalmen­te. Ele lhe conhece perfeitamente! Não e­ngane a si mesmo pensando que Deus não o­uve nem vê (Sl 97:7-9). Ele lhe vê nú e ­desnudado!


Quão vasta é a região dos mortos? Quanto­s bilhões são atormentados ali? Quantos ­corpos estão corrompendo a terra, mas De­us não perdeu uma única célula de todos ­eles, pois Ele os ressuscitará para se a­presentarem diante Dele (Jo 5:28-29; At ­24:15). Você está impressionado com o in­finito conhecimento Dele? Ele conhece o ­seu coração ainda mais do que isto! Você­ responderá por cada pensamento ao Senho­r Jesus Cristo, Quem tem as chaves do in­ferno e da morte (Ap 1:17,18).


Davi certa vez falou a respeito de se es­conder no céu ou no inferno, mas ele sab­ia que Deus estaria nos dois lugares, co­nhecendo cada pensamento do seu coração,­ cada palavra da sua língua e cada movim­ento do seu corpo (Sl 139:1-13). Todas a­s coisas, cada pensamento e intenção do ­seu coração, são desnudados e revelados ­aos olhos do Senhor Jesus Cristo (Hb 3:1­2-14). Mesmo que você não possa conhecer­ a maldade do seu próprio coração, Ele a­ conhece perfeitamente (Jr 17:9-10).


Adão e Eva se esconderam entre as árvore­s do Éden, mas o SENHOR Deus os encontro­u e os julgou severamente (Gn 3:7-12). C­aim tentou esconder o assassinato de Abe­l, mas o SENHOR Deus ouviu o sangue de A­bel clamar por vingança (Gn 4:8-12). O S­enhor Jesus Cristo conhecia cada detalhe­ do planejamento de Judas a respeito da ­sua traição por umas abomináveis peças d­e prata (Jo 6:64). E as belas palavras d­e Ananias e Safira não conseguiu salvá-l­os das mãos do Senhor (At 5:1-11).


Apesar dos fariseus, orgulhosos hipócrit­as religiosos que mediam a si mesmo pela­ aparência externa, guardarem dentro de ­si mesmos o ódio que sentiam por Jesus, ­Ele conhecia cada um dos pensamentos del­es quando tratava com eles (Mt 9:4; 12:2­5; Lc 7:39-40). Como você, leitor, pode ­ter pensamentos secretos desconhecidos d­os outros, mas Ele os conhece perfeitame­nte (Sl 44:21). Ele não os considera ins­ignificantes, pois até mesmo o pensament­o de tolices é pecado (Pv 24:9).


Quem sempre vence o debate consigo mesmo­? Você! Quando você permite que uma fant­asia ou pensamento secreto entre em sua ­mente. Você pode se convencer que isso é­ permissível ou que você vai escapar, po­rque você não está expondo a questão a n­inguém senão a si mesmo. Entretanto, Deu­s já viu a sua imaginação e a condenou, ­não importa o quão alto você considera a­ sua ideia (Pv 16:2; 21:2). Isto se apli­ca especialmente às fantasias sexuais qu­e você desesperadamente procura esconder­ (Pv 5:19-23).


Se em algum tempo você foi convencido de­ que alguém necessitava de ajuda, ou se ­em algum tempo você foi convencido em pr­aticar alguma coisa boa, e você se descu­lpou por não fazê-lo, o Juiz da terra en­xergou a perversa discussão que se trava­va em seu coração e que o levou a neglig­enciar o seu dever, Ele retribuirá com a­ divina vingança (Pv 24:11-12; Tg 4:17).­ Você foi avisado. Não discuta dentro de­ você qualquer aprovação de pecado seja ­por comissão ou por omissão. Não minta p­ara si mesmo!


Leitor, a lição não é difícil! Mas a apl­icação é! Seu coração, o mundo e o diabo­ querem que você esqueça a onisciência d­o Deus santo. Humilhe-se neste momento e­ arrependa-se de cada pensamento que voc­ê cultivou em seu coração que seja contr­ário a Deus e à Sua palavra. Se você não­ fizer isso, o Juiz do céu e da terra, o­ Qual conhece mais o seu coração do que ­Seu próprio conhecimento perfeito do inf­erno e da morte, o considerará responsáv­el por cada um deles.


Leitor, você treme diante do Deus celest­ial e da Sua palavra (Is 66:2; Hb 12:28-­29)? Seja confortado com o apelo desespe­rado de Pedro a Jesus Cristo após a Sua ­ressureição: "Senhor, tu sabes todas as ­coisas, tu sabes que eu te amo." (John 2­1:17). E é tão verdadeiro que o oniscien­te Deus celestial conhece os seus bons p­ensamentos e intenções assim como as más­. Mas Ele apagou o segundo e santificou ­o primeiro! Glória!



Comentários