Liderança


Liderança é uma responsabilidade formidável. Posicionar-se como líder de outros envolve duas grandes responsabilidades.
Primeiro, Ezequiel disse que um líder é um "sentinela" (Ezequiel 33:2). A tarefa de um sentinela é de ficar de pé sobre o muro sempre vigilante na busca do inimigo. Não existe "parcialidade a pessoas" na vida de um sentinela, mas ele dá o sinal de alerta para que todos possam se preparar. Se o sentinela dormir, ou ficar com medo ou não se preocupar em dar o sinal de alerta, o Senhor considerará essa pessoa responsável pelo sangue de Seu povo (33:6).
A segunda responsabilidade de um líder é ser um "pastor" (34:2). O líder não apenas lidera, mas também alimenta o rebanho de Deus. Se o líder gasta seu tempo e sua atenção alimentando a si mesmo, o rebanho não será fortalecido, nem curado nem enfaixado, os perdidos e os desviados não serão trazidos de volta (34:4). Pastores nunca devem dominar sobre o rebanho com "dureza e brutalidade" (34:4). Ao contrário, devem ser um exemplo.
Líderes que cumprem essas duas funções devem ser altamente respeitados: "Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas" (Hebreus 13:7). Obedeça e ore por seus sentinelas e seus pastores, pois a sua vida espiritual está nas mãos deles.

Comentários