Consagre sua casa ao Senhor Deus

“O Senhor disse a Josué: Israel pecou. Violaram a aliança que eu lhes ordenei. Eles se apossaram de coisas consagradas, roubaram-nas, esconderam-nas, e as colocaram junto de seus bens. Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos.” Josué 7:11,12





AO VISITAR UMA CIDADE TURÍSTICA, fui conhecer uma feirinha de artesanato. O lugar era bem aconchegante, e as obras eram peças únicas, elaboradas com design exclusivo e muito bonitas. Havia uma banca só com porta-retratos. Achei um diferente de tudo o que eu já havia visto, feito em papel machê; parecia aborígene. Não pensei duas vezes, comprei-o na hora. Quando voltei da viagem, a primeira coisa que fiz foi pegar a foto mais bonita que eu tinha com minha esposa e colocá-la naquele porta-retrato.

Toda vez que eu passava pela estante da sala e via o porta-retrato, sentia algo estranho. Não consigo descrever perfeitamente aquela sensação, mas posso garantir que não era boa. Os dias passavam, entretanto aquele pressentimento permanecia. Bem, resolvi orar a Deus para saber o que deveria fazer. No meio da oração, o Espírito Santo me lembrou da passagem bíblica em Josué 7, na qual Acã tomou alguns objetos como despojo da batalha de Israel contra Jericó. Deus havia proibido que os israelitas pegassem qualquer coisa daquela cidade, pois eram objetos consagrados a outros deuses. Como consequência desse erro, Israel perdeu a batalha contra Ai, uma cidade bem menor do que Jericó. Depois que li aquele trecho da Bíblia, compreendi que o porta-retrato que eu havia comprado poderia ter sido consagrado. Eu não tinha certeza, porém não quis pagar para ver. Guardei a foto e joguei o objeto fora.

Eu queria deixar bem claro aqui que o problema não estava no artesanato, pois há objetos maravilhosos feitos por pessoas dignas e do bem em todas as partes do mundo. No entanto, objetos podem representar valores espirituais que contrariam a vontade de Deus e os princípios bíblicos. Inclusive, alguns são produzidos intencionalmente para adoração pagã. Por isso, eu tenho muito cuidado ao comprar qualquer peça decorativa para minha casa. Quadros, vasos ornamentais, tapetes, adesivos com inscrições em línguas antigas… Antes de adquiri-los, eu peço orientação ao Espírito Santo. Os presentes que recebo também passam pelo mesmo filtro.

As coisas espirituais são discernidas espiritualmente, e os olhos naturais não podem percebê-las. Sua casa deve ser consagrada a Deus e conter somente coisas aprovadas por Ele.

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

Comentários