Joel

Você já leu o livro de Joel, na Bíblia?


Por meio desse texto, esse profeta explica como podemos chegar à presença de Deus: é necessário que haja um arrependimento sincero por parte do ser humano para que a Salvação Eterna possa ser alcançada.

Muitas pessoas, nos dias de hoje, vivem como aquelas dos tempos de Joel. Elas conhecem as orientações de Deus, mas insistem em não seguir os Seus ensinamentos. O grande problema desse tipo de atitude é que, em algum momento, as consequências virão. Perceba que os comportamentos ruins trazem resultados ruins. Por exemplo, se uma pessoa vive no mundo do crime, mais cedo ou mais tarde, ela será pega; ou se uma pessoa é adúltera, de alguma forma a verdade dessa traição será descoberta. Esse princípio funciona com outras atitudes errôneas também. E mesmo que a pessoa não sofra as consequências em vida, ela terá de encarar o destino eterno de sua alma após a morte.

Por isso, na primeira parte de seu texto, o profeta é usado por Deus para chamar o povo ao arrependimento sincero.

E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-Se, e grande em benignidade, e Se arrepende do mal.
Joel 2.13
Já na segunda parte, Deus promete abençoar e proteger o Seu povo. Ele diz que derramará o Seu Espírito sobre toda a carne (Joel 2.28). Vale lembrar que essa profecia se inicia no “Dia de Pentecostes” (Atos 2), quando os discípulos do Senhor Jesus foram batizados com o Espírito Santo.

Porém, juntamente com essa promessa, Joel fala sobre o Fim dos Tempos, informando que haverá “prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue” (Joel 2.30-31).

A partir do terceiro e último capítulo desse livro, o Senhor diz, ainda, que fará juízos contra os demais povos que perseguem Israel.

Comentários