Trombetas parte 1


Shofarot, que significa em hebraico Trombetas é uma das sete festas solenes dadas pelo Senhor a Israel – “Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação” (Lv.23:4) -, sendo comemorada, pelo calendário bíblico, no primeiro dia do sétimo mês, chamado de Tishrei, correspondente a Setembro/Outubro de nosso calendário. O dia da comemoração de Shofarot se torna Shabat, dia no qual o trabalho é proibido: “Nenhum trabalho servil fareis” (Lv.23:25a). Para os nossos dias, seria como um feriado.

Após o exílio na Babilônia, a celebração passou a ser observada durante os dois primeiros dias do mês de Tishrei, pensando no alcance das comunidades judaicas da Galut (dispersão dos judeus por todo o mundo = Diáspora Judaica). Lembrando que o dia da festa começa no pôr do sol do dia anterior e segue até o anoitecer do dia posterior.

No período bíblico, isto é, enquanto existia o templo judaico em Jerusalém, a Festa de Shofarot iniciava a terceira peregrinação do israelita a Jerusalém para celebrar ao Deus de seus pais com sacrifícios e ofertas pacíficas ao som do shofar (Nm.29:1-6). Portanto, Shofarot começa o último ciclo das festas anuais do povo de Deus, as festa de de Outono. Em sequência a Shofarot, dez dias depois temos o Yom Kipur (Dia do Perdão) e Sucot (Festa dos Tabernáculos).

Shofarot, posteriormente chamado Rosh HaShaná, marca o começo de um novo ano cívico para Israel. Nos dias 10 e 11 de Setembro de 2018 a comunidade judaica estará comemorando o início do ano 5779.

Comentários