Vamos cuidar do que Deus nos deixou!


Precisamos ampliar a rede de coleta de pilhas e baterias em São Paulo. Já existem 102 ecopontos pela cidade e precisamos utilizá-los para tal fim, pois em nenhum deles o material é coletado. É extremamente importante a correta destinação deste material que é potencialmente danoso ao meio ambiente!


Embora existam diversos pontos de coleta, a taxa de reciclagem do material ainda é baixa, o que gerou interesse de empresas que oferecem via internet o serviço de coleta de pilhas e baterias em domicílio.

O descarte incorreto de pilhas e baterias acarreta em impactos ambientais severos como contaminação de solo, lençóis freáticos e cursos d'água, o que atinge, consequentemente, os ecossistemas e toda a sociedade. Os metais pesados que compões as pilhas - chumbo, mercúrio, níquel, cádmio entre outros - são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central. 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/2010, normatiza a política de Logística Reversa para pilhas, baterias e outros resíduos de alto impacto ambiental, o que torna responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana a destinação correta dos materiais após o termino do ciclo de vida, tendo sido desde então implementados pontos de coleta em locais de comercio como supermercados, lojas de departamentos e papelarias.

posted from Bloggeroid

Comentários